Quem me acompanha pelo Instagram já deve ter notado que os almoços andam leves e práticos, muitas vezes servidos direto nessa frigideira de ferro (a história de como ela veio parar na minha casa merece um post à parte).
Não costumo comprar salmão, pois tenho à disposição peixes locais saborosos e muito mais frescos. Mas eu receberia para jantar uma pessoa que adora esse peixe e, numa ocasião assim, uma exceção é bem-vinda. Comprei dois filés e os cortei em postas. As mais bonitas usei no jantar, assadas com camarões e aspargos, seguindo uma receita do Jamie Oliver. As postas que estavam mais próximas ao rabo, e por isso menores e menos uniformes, congelei para outro dia.
A primeira posta de salmão descongelada foi ao fogo com suco de laranja, totalmente no improviso. O resultado ficou tão bom ― e leve, e prático ―, que todas as outras tiveram o mesmo destino. A última delas foi acompanhada por vagem grelhada com alho, uma saladinha de rúcula, salsinha e pepino, e um molho feito com iogurte, azeite e ervas de Provence.
Salmão light cozido com laranja, pronto em menos de 10 minutos!
Rendimento
1 porção
Ingredientes
1 posta de salmão com pele e cerca de 150 gramas
suco de 1/2 laranja doce (se ela não estiver suculenta, use o suco de uma laranja inteira)
1 folha pequena de louro
1 fio de azeite
sal e pimenta-do-reino a gosto
umas gotinhas d’água, se necessário
Modo de fazer o salmão light com laranja
Em uma frigideira antiaderente, que acomode a posta sem muita sobra de espaço, aqueça um fio de azeite em fogo médio.
Coloque a folha de louro e a posta de salmão, com a pele em contato com a frigideira. Você não vai virá-la.
Acrescente o suco de laranja, deixando cair sobre a posta.
Assim que o suco reduzir e a tonalidade do salmão tornar-se opaca, desligue o fogo (se o salmão ainda demandar um pouco mais de cozimento, acrescente um pouquinho de água no fundo da frigideira).
Salpique sal e pimenta-do-reino a gosto e sirva em seguida.
O post Salmão light cozido com laranja pertence ao DigaMaria.